Brasileiro descendente de libaneses, interrompeu seus estudos de odontologia no Rio de Janeiro, após o falecimento de seu pai, retornando ao trabalho na Casa Elias, em sociedade com seus irmãos.
Participando ativamente do comércio e economia da cidade, foi presidente da Associação Comercial de Angra dos Reis – ACIAR por 20 anos, atuando junto a prefeitura e ao governo estadual em prol do comércio, dos sindicatos dos estivadores, dos arrumadores e dos conferentes para a movimentação de cargas no porto de Angra e em prol da indústria de sardinha aqui instalada.
Atento às mudanças econômicas que a abertura da Rio-Santos traria para a cidade, em 1972 desligou-se do comércio com seus irmãos, ainda presidente da ACIAR, e abriu seu escritório imobiliário sob a denominação Angra Corretagem e Administração, tendo no início trabalhado também como representante do FUNRURAL para concessão de benefícios aos lavradores e de empresa de taxi aéreo, que operava no aeroporto da cidade.
Pioneiro no ramo imobiliário, Luiz Elias Miguel sempre foi muito respeitado na cidade pelo trabalho exercido com alta competência, idoneidade e integridade, sob todos os aspectos, além da admiração e respeito que incutia em todos pelo amplo conhecimento e aplicação das leis em seu trabalho.
Criou as raízes de sua filosofia de trabalho agindo sempre com ética, transparência e respeito aos direitos e obrigações das partes contratantes, mantendo sempre seus princípios e valores de vida que eram o norte de sua atuação, seja pessoal como profissional.